domingo, 25 de janeiro de 2009

Cuidado com o comodismo espiritual

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor". ( I Co 15:16)

"Deus não tolera uma vida espiritual medíocre. Ele deseja que todos os crentes estejam envolvidos no amor e no serviço. Considere a igreja de Laodicéia. Esta igreja era vaidosa e auto - suficiente, mas possuía um sério problema - fé superficial, improdutiva e morna. Deus não aceita uma fé morna pois Ele se enfurece com uma religião que mantém a aparência e que ignora a fé genuína e sincera."
Palavras Chaves: Comodismo, Fé, Obra
O Primeiro Amor:
Voltar ao primeiro amor" é o mesmo que dizer volta à "Videira Verdadeira", retorna à seiva da Vida, volve ao lar e à intimidade do Pai, busca e fica no que um dia já foi "a melhor parte" para você.
O "primeiro amor" aniquila qualquer que seja a outra forma de amar. Quando Jesus falou isto, no Apocalipse, o que Ele via era a Igreja em Laodicéia amando a ortodoxia, a doutrina certa, e o compromisso com o que é correto. Tudo muito bom, mas tudo muito morto! Sim! Lindo para a religião dos fiéis contra os infiéis, mas totalmente nulo ante Aquele que não nos chamou para amar doutrinas, mas sim a Ele, e isso numa relação pessoal, ou mesmo numa relação de natureza conjugal, conforme Deus com Israel e Cristo com a Igreja. Ou seja: uma relação de amor que me põe casado com Deus em amor e verdade. Quem perdeu o primeiro amor perdeu a paixão da fé.
"O primeiro amor", disse Campbel Morgan, "é o abandono de tudo por um amor que também abandonou tudo". Assim sendo, a reconquista deste amor é alvo da autêntica espiritualidade cristã. Fico pensando quantos cristãos podem dizer com sincera devoção: "Ó Deus tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; o meu corpo te almeja, como terra seca, árida, sem água. Porque a tua graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam". Sl 63.1,3. As palavras do salmista revelam um coração batizado no amor de Deus e encantado com Sua Majestade; um coração maravilhado com a graça e fascinado com a beleza de Deus..
Caminhada Cristã
Na nossa caminhada evangélica somos observados 24 horas pelos ímpios e pelas pessoas que não professam a mesma Fé que a nossa, porém, esse cuidado não é para nos ajudar, muito pelo contrário, eles procuram as nossas falhas, fraquezas e deslizes para nos acusarem. Sabemos que a todo instante Satanás tenta contra as nossas vidas, tentando nos tirar do caminho da Salvação, o inimigo das nossas almas arma diversas armadilhas contra nós, e os acusadores do mundo (Fariseus dos dias atuais) estão sempre prontos para nos condenar, ou acusar dizendo: "Olha só!, se diz Crente, mas faz isso ou aquilo mas" , por essa razão devemos estar sempre vigilante, contra as astutas ciladas do inimigo para não sermos afrontados pelo nossos acusadores. A Bíblia nos exorta no Salmo 1: " Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores".
A nossa vida com Cristo é composta de Bênçãos, Conquistas e Vitórias, tanto no campo espiritual quanto na vida material, e é nesse momento que devemos tomar cuidar para que a soberba "não suba à cabeça", muitas pessoas começam humildes na igreja, porém quando começam a ocupar cargos, se tornam pessoas insuportáveis, arrogantes, e prepotentes. Vejo em muitas igrejas infelizmente, acepção de pessoas, grupos de classes sociais formados dentro de muitos templos, pessoas que tem poder aquisitivo não se misturando com pessoas de posses inferiores, igreja é lugar de Amor e comunhão entre os irmãos. Disse Jesus: Ame o seu próximo como a Ti mesmo (Mt 22:39).
Muitas pessoas pensam que conquistando bênçãos materiais ou espirituais já conquistaram a Salvação, e começam a fazer "pouco caso" da Obra do Senhor, não querem mais Orar, Jejuar, Evangelizar, não tem mais tempo para lerem a Bíblia, participar de cultos, (valorizando apenas os Domingos), o Ensino da Escola Bíblica Dominical infelizmente para muitos perdeu o valor, ou melhor, "o descanso matinal do Domingo é sagrado" e assim, vão vivendo, tendo o Status de Crente, mais praticando muito pouco a sua Fé. " Fé sem Obras, é Morta" ( Tg 2:26).
Devemos sempre estar atento para os ensinos deixados por Jesus para alcançar -mos a Salvação e os cuidados para com o orgulho, vaidade e a falta de humildade que podem nos tirar do caminho da Salvação. Disse Jesus: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ( Mc 8:36), Não multipliquei palavras de Orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca, porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança. ( I Sm 2:3), Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi -vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. ( I Pe 5:5).
Pessoas mas vividas dentro da igreja, tem por costume se acomodar na obra, muitas usam das desculpas que já fizeram muito pela igreja, agora é a vez dos mas novos, dos que estão com mas "gás", dos novos convertidos, e assim por diante, se limitam apenas a cantar no Coral principal da igreja e participar dos cultos de Santa Ceia e os cultos dominicais, me preocupo também com alguns levitas e músicos, que querem apresentar seus louvores ou demonstrar seus talentos quando temos festas (congressos) ,quando recebemos visitas de pregador (es) ou cantor (es) de outras congregações ou cidades, ou nos cultos onde se reúnem mais pessoas na igreja. "Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor... ( I Co 15: 16).
Este artigo é dirigido a todos nós que estamos envolvidos com a Obra do Senhor, desde do mas Novo ao Ancião, todos os departamentos ( Adolescentes, Jovens, Casais, Etc.) pastores, lideres, músicos, levitas, enfim. Nós devemos manter nossas vidas em constante vigilância e oração, seguindo e vivendo segundo o manual do Cristão ( Bíblia Sagrada) e auxiliando sempre os que estão mas fracos na caminhada da Salvação. Disse Jesus:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. ( Mt 5:3 -10)
Queridos irmãos, breve Jesus voltará! Busquemos, pois, ter uma vida irrepreensível diante daquEle que, em breve, virá buscar -nos. Não podemos agir de maneira displicente como se fôssemos viver, neste mundo, por alongados dias. Aqui não é a nossa pátria. Somos peregrinos! E, assim, andando e chorando, caminhemos em direção da cidade, cujo arquiteto e construtor é o Senhor.
"Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia -noite, se ao cantar do galo, se pela manhã" ( MC 13:35).
 
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Devocional Max Lucado - CPAD
Bíblia Sagrada , João Ferreira de Almeida - FECOMEX.

Creditos:Luis Mauro Oliveira
Deus Abençoe! 
Pb Guilherme

Um comentário:

  1. Muito bom e real tudo que acabei de ler.Me tornei crente a pouco tempo e portanto estou cheia de falhas.Felizmente uma verdade sempre carreguei comigo,a fé sem obras é morta...
    Infelizmente hj em dia vivenciamos muitas pessoas falarem de Deus e de suas obras,mas não praticam seus ensinamentos.Vão a igreja,louvam a Deus,mas na primeira oportunidade estão pisando no próximo,falando mal,negando ajuda,etc.
    Na minha opinião a maior falha do cristão é falar muito e não fazer nada.Obrigada por este espaço e continue evangelizando.

    ResponderExcluir